MODA MODESTA: Dicas e inspirações

 

Olá queridas! Salve Maria!
Tudo bem com você?

No post de hoje, resolvi trazer um assunto muito presente na fé cristã e na fé católica e que tenha tenhado exercer de maneira cada vez melhor na minha vida: A Modéstia! Mais especificamente algumas dicas e inspirações de looks modestos que vocês podem utilizar no seu dia a dia.

Mas antes de tudo, é importante ressaltar que quando se fala em modéstia, as pessoas logo pensam somente num vestuário ou num visual específico, mas a modéstica vai absurdamente mais além do que uma questão estética.

A modéstia é um princípio que vai para muito além do vestuário, se entendendo a maneira como vivemos e nos apresentamos ao mundo. Trata-se de cultivar uma atitude de respeito e reverência em todas as áreas da vida, incluindo a vestimenta. Na tradição católica, a modéstia não é apenas uma questão de cobrir o corpo, mas também uma expressão da dignidade inerente de cada pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus.

A modéstia nos convida a reconhecer o valor sagrado do corpo e a compreender que a maneira como nos apresentamos ao mundo tem implicações mais profundas do que simplesmente seguir padrões de moda. Ela reflete a compreensão de que somos chamados a ser testemunhas do amor e respeito, honrando tanto a nossa própria dignidade quanto a dos outros.


Mas hoje eu não entrarei de uma maneira profunda sobre o assunto, porque gostaria de estudar melhor tudo que a modéstia abrange e trazer uma reflexão mais profunda para vocês posteriormente, porém, trouxe algumas dicas práticas, pontos de atenção e alguns looks lindíssimos para vocês se inpirarem e adaptarem ao seu guarda-roupa!

Bom, vamos começar falando de alguns erros muito comuns que as pessoas cometem quando o assunto é moda modesta. O primeiro deles, que muitas mulheres cometem, é o de achar que se vestir modestamente é usar roupas feias e cafonas, ou então se vestir de maneira desleixada e sem o menor cuidado. É muito importante reconhecer que a modéstia não está em conflito com o cuidado pessoal. Pelo contrário, o cuidado com a aparência e a atenção à estética podem ser considerados aspectos cruciais da expressão de uma autêntica modéstia, especialmente quando compreendidos à luz dos princípios cristãos e católicos.

O cuidado pessoal não se trata apenas de seguir tendências de moda, mas sim de reconhecer o corpo como um templo sagrado, uma criação divina. Assim, o ato de cuidar de si mesmo torna-se uma manifestação externa da reverência e gratidão pela dádiva da vida.

O segundo erro, que eu considero ainda pior, são aquelas pessas que perdem completamente a noção do que fato é a modéstia e acham que estão apropriadas só porque usam uma saia jeans até o joelho e uma blusa mais fechada, porém utilizam aquelas peças super justas, que realça absolutamente todas as curvas do corpo. Se você acha que isso é ser modesta minha amiga, eu tenho uma novidade para te contar: VOCÊ ESTÁ ERRADA!

Embora possa parecer contraditório à primeira vista, o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, mas que são super justas e realçam todas as curvas da mulher, não se alinha com a verdadeira modéstia. A modéstia vai além da quantidade de pele exposta; trata-se de uma atitude interior que se reflete na maneira como escolhemos nos apresentar ao mundo.

A modéstia autêntica procura equilibrar a elegância e a simplicidade, reconhecendo a beleza do corpo sem comprometer a dignidade. O objetivo não é esconder, mas sim revelar a verdadeira beleza de uma maneira que promova o respeito próprio e a consideração pelos outros.


Muito bem, falamos de alguns erros que algumas mulheres cometem referente a moda modesta, mas existe alguma peça que é proibida para a mulher modesta? Bom, mais ou menos. Primeiro de tudo, você não é proibida de usar nada, ninguém irá te impedir, mas você tem que ter consciência de que a sua imagem transmite uma mensagem para o mundo. Que tipo de mensagem você acha que estará transmitindo usando um short super curto com um cropped? Ou com um vestido todo colado ao corpo? Será que essa mensagem condiz com uma mulher cristã e virtuosa?

Também é importante destacar que o caimento de certas peças em determinados tipos de corpos pode variar muito, por exemplo, um mesmo vestido tubinho pode perfeitamente ficar modesto em uma mulher mais magra, e mais sensual numa mulher com muitas curvas. O problema é o vestido? Absolutamente não, por isso é importante desenvolvermos um senso crítico em nós mesmas e saber que existem peças que não irão nos favorecer e não agregarão na nossa imagem.

Assim como existem peças que, olhando individualmente, pode parecer imodesta porém pode ser adaptada ao nosso guarda roupa. Por exemplo, uma regata de alcinha, que se utilizada individualmente, pode ser inapropriada, porém se for usada por baixo de outra peça, criando uma sobreposição, pode sim fazer parte do vestuário da mulher modesta. É nessas horas a criatividade pode ser nossa melhor amiga, possibilitando reiventar a maneira como usamos as nossas peças.

Ainda assim, mesmo não existido exatamento um certo e errado quando se fala em se vestir modestamente, existem alguns tipo de peça que podem sim ser considerados os inimigos na mulher modesta e que você deveria exorcizar da sua vida!



Bom, eu já mapeei alguns erros e alguns pontos que você deve se atentar, então agora vou te dar 6 dicas bem práticas e simples, de peças que vale muito a peça você investir e que irão te ajudar muito na hora de compor um visual mais feminino e modesto!


E agora sim, finalmente, vamos as inpirações! KKK 

Logo abaixo, eu trouxe dezenas de imagens de looks incríveis, que irão te provar que ser modesta não absolutamente nada a ver com ser cafona!








E chegamos ao fim de mais um post! Honestamente, achei que seria um post mais curto, me empolguei na escrita, mas fiquei bem feliz em compartilhar isso com vocês!

E vocês, o que acharam? 
Adoraria ler as opniões de vocês nos comentários!

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!

0 comentários