Como a autoanálise pode guiar uma vida mais significativa!


Olá, queridas! Salve Maria!

Tudo bem com vocês?

Bom, já faz um bom tempo que eu não apareço por aqui né?

As últimas semanas do ano passado foram bem corridas para mim, com trabalho, filho, projetos paralelos e tudo mais, e não consegui produzir nada para o blog. Na verdade, ideias de conteúdos e temas para trazer para vocês não me faltam, e eu tinha planejado vários posts para dezembro, mas me faltou tempo para escrever e formular essas ideias em conteúdos de qualidade.

Mas enfim, aqui estou, 9 dias após o início do novo ano, mas como 2024 está só começando, então ainda dá tempo de um post mais reflexivo! 

É geralmente nesse época, entre um fim de ano e começo de um novo que tendemos a ficar mais introspectivos, pensando nas coisas que fizemos ou deixamos de fazer no ano passado e das metas que queremos alcançar nesse novo ano.

Eu não sei vocês, mas eu sou o tipo de pessoa que gosta de estipular metas, colocar objetivos e fazer planejamento, mas esse é um hábito que eu confesso que começei a adquirir somente em 2023 e ainda estou aperfeiçoando.

No ano passado eu estipulei metas muito ousadas que queria atingir e sendo bem honesta, não atingi quase nenhuma. De uma certa forma, eu me decepciono um pouco comigo mesma por não ter alcançado o que queria, mas também vejo que ao longo do ano eu mudei muito, e muitas coisas que eu queria em janeiro de 2023 já não são mais as mesmas que quero agora. 

Na contramão disso, tem muitos objetivos que seguem os mesmos e que eu ainda quero muito alcançar, mas o que deu errado no último ano? Porque essas metas não foram concretizadas?

Bom, e é aí que entra meu momento reflexiva! Parando para fazer uma auto análise, eu vejo que apesar visualizar na minha cabeça o que eu quero, minhas metas não eram claras, objetivas, eram algo meio abstrato. E quando não se tem clareza do que se quer, é muito fácil se perder no meio do caminho. Percebo que, apesar de visualizar, aquilo não estava impregnado em minha cabeça, ações e prioridades, entende?

Outra fator que está diretamente ligado com o primeiro é a minha velha inimiga procrastinação. Eu quero fazer 1 milhão de coisas por dia, e ser super produtiva, mas acabao perdendo horas numa coisa que poderia levar 30 minutos. Ou então, eu pego o celular pra ver a hora e acabo perdendo 20 minutos no Instagram ou qualquer outra coisa assim. E ai junta a falta de clareza com a procrastinação e as distrações desnecessárias e ai você tem como resultado o alcançe das suas metas indo pelo ralo!

Honestamente quando eu começei a escrever esse post eu tinha pensado em escrever bem menos coisas, mas quanto mais eu paro para refletir, mais as coisas vão ficando claras para mim. Apesar de ter conquistados coisas importantes em 2023 e das minhas prioridades terem mudado ao longo do ano, eu consigo ver com mais clareza aonde eu errei e o que eu preciso corrigir para fazer desse novo ano melhor que o anterior.

E se você leu até aqui, eu sei o que você provavelmente está pensando. "Mas o que essa doida quer dizer com tudo isso?". Bom nem eu sabia muito bem o que eu queria dizer com tudo isso quando comecei a escrever kkkk, mas acho que esse meu momento de epifania pode servir para te ajudar a ver a importância de parar para fazer uma auto análise, e realmente ver quais eram as suas metas do ano passado, se você alcançou o queria, se não alcançou, por qual motivo. Pode parecer uma coisa boba e sem importancia, mas pode abrir o seus olhos para os erros que você vem cometendo na sua vida.

Mesmo que você tenha alcançado tudo que planejou para 2023 (e fico muito feliz por você, se for o seu caso!), ninguém é perfeito e sempre tem algo em que precisamos melhorar. Então pare para refletir, no que você precisa melhorar? Que aspecto da sua vida você precisa dar mais atenção? Esse já é um bom caminho para fazer um ano muito melhor e mais próspero!

Esse tipo de reflexão é importante para realmente enxergar que tipo de vida e de futuro estamos contruindo para nós mesmos. A anos atrás eu não parava para fazer metas, não pensava em coisas que queria conquistar e cada ano novo, era só mais um ano, e devo dizer que isso é horrível! Os anos passaram rápido e quando eu olho para trás parece que vivi o mesmo ano mais de uma vez, porque eu simplesmente não parava para analisar o que eu queria, o que eu precisava fazer para chegar lá e o que eu precisava melhorar na minha vida.

Como eu disse anteriormente, eu ainda estou aperfeiçoando criar um rotina produtiva, cortar a procrastinação, definir metas mais claras, etc, e sei que isso vai ser um processo de melhora constante. Mas mesmo sabendo que não tenho a rotina ideal (AINDA), não estabelecer metas, não tentar criar uma rotina, não pensar no que fazer diferente, é muito pior. Você vai ficar presa num ciclo de dias que parecem todos os iguais e que os mais que você se esforçe e que você trabalhe muito, nada muda, porque você não está fazendo nada de diferente!

Então, se podemos tirar uma lição desse post enorme é que você não vai mudar a sua vida fazendo as coisas do meso jeito que sempre fez, trilhando os mesmos caminhos, sem clareza, sem direção. Pare para ter esse momento de reflexão, para definir sua metas, para definir o que quer alcançar e como chegar lá; para identificar o que está errado e arrancar as ervas daninhas da sua vida. Tenho certeza que sua versão do futuro vai te agradecer!

Um beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!

0 comentários