A pequena virtude da gratidão

 

Olá queridas! Salve Maria!

Hoje exploraremos um pouco sobre a pequena virtude da gratidão, fácil de ser entendida, mas nem tão fácil de ser praticada. No post anterior falamos sobre a virtude de passar despercebido, e eu levantei a questão de que, muitas vezes, queremos o agradecimento, elogio e prestígio dos outros pelas coisas que fazemos. Não suportamos que nossas qualidades não sejam reconhecidas, mas como é fácil nos esquecermos de ser gratos pelo que os outros fazem por nós.

No livro, o autor cita a passagem do Evangelho, onde Jesus cura dez leprosos, mas somente um volta para lhe agradecer pelo milagre, sendo que o leproso grato é um estrangeiro, e os demais, compatriotas de Cristo. Consegue enxergar a semelhança conosco? Quantas vezes não agradecemos grandemente algo que alguém de fora nos faz, mas como nos esquecemos de demonstrar nossa gratidão ao serviço que nossa família nos presta diariamente. É muito fácil cairmos naquele achismo de que o que fazem por nós é meramente uma obrigação, mas isso não muda o fato de que devemos não somente sentir-se grato por aquele ato, como também externalizar nossa gratidão. Uma mãe tem sim a obrigação de fazer comida para a sua família, mas não significa que seu marido e seus filhos não possam demonstrar gratidão pelo alimento que ela preparou.

A grande verdade é que todos os dias recebemos algo dos outros, muito provavelmente mais recebemos do que damos. Se você parar para pensar agora, em tudo que já fez no seu dia, vai conseguir pensar em muitas coisas que fez ou deu aos outros; mas o que eles fizeram por você? Consegue se lembrar também? E mesmo que fazendo essa reflexão, você não consiga pensar em ninguém, nem um familiar, amigo ou colega de trabalho, você certamente recebeu algo de alguém ainda mais importante: Deus!

Todos os dias recebemos grandes coisas de Deus, todos os dias temos motivos para ser gratos; só de abrir os olhos pela manhã, já temos motivo suficiente para agradecer! Um “Obrigado” é uma palavra muito simples e fácil de pronunciar, mas que tem um grande poder na vida das pessoas; comece a pronunciá-la mais vezes e veja você mesmo como ela faz bem tanto para quem fala, quanto para quem a ouve.

Como podemos praticar mais a virtude da gratidão? Fazendo um exame de consciência diário, se você não tem esse hábito, comece a pô-lo em prática. Todos os dias, pare um pouco e medite sobre o seu dia, pense em tudo de bom e de ruim que fez, mas também em tudo que lhe fizeram e recebeu neste dia. Mais do que isso, pense em como pode retribuir aos outros tudo que eles fazem por você. Esforce-se diariamente em agradecer por tudo que lhe fazem, por mínimo que seja, e evite a murmuração. Você verá como aos poucos, dia após dia, você transformará a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor!

0 comentários