A pequena virtude da economia

Olá, queridas! Salve Maria!

Tudo bem com vocês?

Apesar do seu nome, a pequena virtude da economia não é uma aula sobre finanças, investimentos ou algo do tipo, como pode até parecer, mas se trata de não desperdiçar nada e utilizar as coisas da melhor maneira possível. Quando olhada sob essa ótica, é muito fácil identificar por que essa virtude é tão essencial aos nossos lares.

A palavra economia provém da língua grega, em que oikos significa casa, moradia; e nomos, administração, organização. Então economia é literalmente a administração do lar! Para o bom rendimento e sustento da nossa família, é imprescindível praticarmos essa virtude constantemente. Como cristão, somos chamados a sermos entregues a divina providência de Deus, e reconhecemos que tudo que temos é uma graça entregue por Ele. Essa virtude nos obriga justamente a valorizar o que recebemos de Deus diariamente, evitando os desperdícios, os gastos supérfluos e utilizar nossas graças sempre da melhor maneira possível.

Não se trata de sermos mesquinhos e não gastar com absolutamente nada; ou então, de não fazer nenhum tipo de planejamento ou preparação para o futuro, isso seria completamente imprudente e catastrófico para o bem-estar familiar. Contar com Deus não nos dispensa de contar conosco próprios. Devemos ser prudentes e inteligentes para gerenciar nossos bens, utilizarmos na melhor forma para que durem mais tempo; comprar coisas de qualidade que durarão mais e não precisam ser trocadas com frequência; evitar os gastos supérfluos, investindo em coisas que em sua maioria são desnecessárias para nossa vida. Dessa forma, valorizamos não somente a obra de Deus, mas também o trabalho de todos os envolvidos para termos aquela graça. Se temos comida na mesa é porque alguém plantou, colheu, armazenou, vendeu e preparou; quando não utilizamos bem esse recurso, acabamos por desvalorizar e até mesmo desrespeitar o trabalho de todas essas pessoas.

Uma família que administra seu lar dessa maneira com certeza é uma família rica e próspera, não porque possuem muito dinheiro, mas porque valorizam cada pequeno tesouro que possuem!

Gostaria de complementar esse post com um live da Ana Clara Freire (da qual sou aluna e amo profundamente) em que ela fala sobre a virtude da pobreza, que tem absolutamente tudo a ver com esse tema. A partilha dela nessa live com certeza enriquecerá seu conhecimento nessa pequena grande virtude!

 



0 comentários